Alunos do Grupo de Estudos em Piscicultura (GEP) e Professora Dra. Marcia Bussons, participaram nos dias 17 a 19/10/2022, da Gincana do Pescado, realizada na 1 edição do Agrifutura Pescado no Seafood Show Latin America, Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado que ocorreu na cidade de São Paulo, a gincana trouxe a oportunidade dos estudantes conhecerem de perto as dores do mercado e desenvolverem propostas para o desenvolvimento e melhoria das mesmas. Foram três dias conhecendo o setor aquícola, realizando networking, apresentando as soluções na Arena Talks. Os alunos foram divididos em equipes e trouxeram para o Setor de Aquicultura Continental da UFRRJ, troféus de 1, 2 e 3 lugares. Saiba as idéias vencedoras:

Equipe A – 1 Lugar: Grupo Meta Aqua, composta por Maiza Pinto Gomes Souto, Sheila Temoteo de Carvalho e Vittória Abath da Silva; Dor: Ineficiência do contato direto das empresas de pescado com o consumidor; Solução: Criar um aplicativo de rede metaverso, baseado na realidade virtual, com a realidade aumentada voltado para comercialização dos pescados, principal objetivo mostrar  aos consumidores que poderão ter acesso e conhecer toda a linha da empresa sem sair do seu conforto de forma prática e tecnológica. Apresentará também o ambiente onde tudo é produzido, dando a oportunidade para os consumidores, conheçam toda a produção do produto ofertado.

Equipe C – 2 Lugar:  Grupo Puro Pescado, composto por Nathalia Romera, Rafael  Berutti e Thiago Melo; Dor- dificuldade em precificar de forma justa o valor do produto Causa da dor- empresas nao respeitam a legislação no momento do glaciamento; Solução- criação de uma associação para autoregulação do processo do glaciamento, com uso de certificado de qualidade, utilizando tinta térmica afim de assegurar a qualidade do produto congelado com uma determinada cor. garantindo assim que o produto nao passou pelo processo de descongelamento até chegar ao consumidor final.

Equipe D – 3 Lugar: Grupo Geneficiente, composto por Cassiano Souza de Carvalho, Raíssa dos Santos Freitas e Thainá Gomes Groetars; Dor – aumentar o consumo do consumo de peixe; Solução – aplicar a técnica de edição gênica CRISPR-CAS9 para obter uma melhor padronização, desempenho zootécnico e com isso uma despesca mais rápida reduzindo o consumo de ração que representa hoje 60 a 80% do custo total da produção da tilápia.