Evento que aconteceu em Fortaleza foi marcado por trocas de experiências entre fundações de apoio de todo país
Por Ana Clara Tavares, Giovanna Rodrigues e Ruan Fernandes

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participou, entre os dias 17 e 18 de março, do 7° Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio às Instituições e Ensino Superior (Ennfaies) em Fortaleza. O evento organizado pela Fundação de Apoio do Ceará (FAIFCE) teve como objetivo reunir mais de quarenta e quatro fundações ao redor do Brasil a fim de realizar debates, mesas temáticas sobre gestão e execução de projetos, além de palestras sobre as trocas de experiências e reflexões acerca do cotidiano das fundações.
Um dos maiores destaques do evento foi a organização de rodas de conversas com temas específicos para os setores que formam as fundações. A analista de planejamento financeiro, Jordana Brandalise, representou o setor de projetos da Fapur e esteve presente na mesa ‘’Execução de projetos – apontamentos e encaminhamentos’’. Os assuntos de destaque da mesa foram: a execução de TEDS e emendas parlamentares, aplicação da Despesa Operacional Administrativa (DOA) em projetos e aditivos e a execução de projetos de lei de inovação e leis de incentivos. “Eu gostei bastante da metodologia utilizada no Ennfaies, porque tem esse momento que você está com aquelas pessoas dizendo sobre aquilo que você vive e no setor que você vive. Então ter esse momento reunido com os profissionais que executam a mesma coisa que você e você entender o que acontece lá, eu considero muito importante.”, opinou Jordana.

A execução dos projetos da Fapur pela ferramenta TransfereGOV foi citada por Jordana no debate da mesa. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFFRJ tem atualmente cerca de 29 projetos que são gerenciados na plataforma, que auxilia na execução de bolsas, diárias e processos de compras. “Quando eu mencionei isso em uma oportunidade de fala que eu tive, todas ficaram ‘meu Deus, vocês executam, vocês pagam, vocês fazem processo de compra por lá?’ E aí o pessoal pediu contato para conhecer melhor, porque elas vão precisar estar no TransfereGOV também.”, completou Jordana.
A Analista Contábil Fernanda Botelho foi ao evento representando o Departamento de Contabilidade da Fapur e destaca a importância da união entre as fundações em encontros como esses. “Essa movimentação é importante para que haja as mudanças necessárias. A questão de entender as dificuldades em comum e movimentar para que isso seja realmente atendido. Como a gente como fundação vai falar, se não se unir?”, disse Fernanda. A colaboradora ressaltou a importância da presença durante o primeiro dia de evento, do representante da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Fernando Menescal de Oliveira e da Advocacia-Geral da União (AGU), Tarcísio Bessa de Magalhães Filho. “É importante dar visibilidade das fundações aos órgãos que estão à frente.”, concluiu.
Além de Jordana e Fernanda, estiveram presentes representando a Fapur: Felipe Delorme Azevedo, Diretor Administrativo; Fernando Brunner, Secretário Executivo; Douglas Batista, Coordenador de Operações e Gabriella Gomes, Analista de Compras. As participações de destaque também foram: Gilmar Pereira da Silva, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Enio Pontes de Deus, professor da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e Marianna Camargo, Gerente Jurídico da Fundação de Apoio À Fiocruz (FIOTEC).
A Fapur entende a importância de espaços de trocas e uma rede colaborativa de fundações para construir, em conjunto, soluções inovadoras rumo ao crescimento, como aconteceu no ENNFAIES e parabeniza toda a equipe de organização do evento.
